Estreia coluna sobre produção gráfica de livros no Boletim Tatuí
E mais: novo diretor da BMA; IstoÉ encerra edição impressa; Bookshop passa a vender ebooks nos EUA; artistas brasileiras vencedoras em Bolonha, cursos do Instituto Caminhos da Palavra, dadinho e mais.
Entre folhas, sentidos e texturas
O que torna O espaço entre as folhas da relva, de Maria José Ferrada e Azul López, tão especial? Além do texto poético e das ilustrações expressivas, a edição brasileira da ÔZé Editora surpreende, literalmente, pelo toque. Com a técnica da gofragem, o papel offset comum ganhou textura criando uma experiência tátil similar aos dos papéis finos. A editora Cecilia Arbolave, autora de O livro de fazer livros, analisa em nova coluna do Boletim Tatuí as escolhas do editor Zeco Montes e da Ogra Oficina Gráfica, mostrando como essa técnica de enobrecimento pode ser uma alternativa econômica, criativa e potente para livros. Leia o texto neste link.
Biblioteca Mário de Andrade tem novo diretor
Guilherme Galuppo Borba é o novo diretor da Biblioteca Mário de Andrade (BMA), de São Paulo/SP. Antes, ele atuou como diretor do Arquivo Histórico Municipal. Borba obteve doutorado em arquitetura e urbanismo com uma tese sobre a cultura como agente da mudança territorial – o objeto de estudo específico é a região de Santa Cecília, na capital paulista. Em suas primeiras declarações como diretor, Borba destacou a importância de fortalecer os programas de preservação do acervo e de desenvolver iniciativas voltadas à promoção da leitura e da escrita, além de dar continuidade às ações da gestão anterior. Borba substitui Jurandy Valença no cargo.
Brevíssimas
📰 A Editora Três anunciou o fim das versões impressas das revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro. “Infelizmente, produtos como jornais e revistas tornam-se cada vez mais escassos no cenário atual”, diz comunicado da Três. As publicações passarão a operar exclusivamente no meio digital. Na semana passada, a IstoÉ dedicou duas páginas à Banca Tatuí.
📔Livrarias independentes estadunidenses poderão comercializar e-books diretamente aos leitores por meio da Bookshop, que também lançou um app de leitura. Inaugurada em 2020 com um modelo de compartilhamento de lucros, a plataforma permite a livrarias independentes venderem seus livros online.
📖 A revista Quatro Cinco Um lançou a editoria Bagagem Literária, dedicada ao universo da leitura, escrita e cultura do livro. A seção inclui guias de livrarias, editoras e clubes de leitura, além de páginas institucionais com dados históricos, verbetes das próprias editoras e conteúdos publicados pela revista.
🎦 O Itaú Cultural Play, plataforma de streaming de cinema brasileiro, celebra o Dia do Quadrinho Nacional, nesta quinta (30), com conteúdo relacionado a quadrinhos. Entre os destaques estão cinco episódios da série Caminhos da HQ, com entrevistas de quadrinistas e editores brasileiros. Cris Eiko, João Varella e Laura Athayde são alguns dos participantes.
🛣️O escritor Henrique Rodrigues inaugurou o Instituto Caminhos da Palavra, que promove a literatura nacional por meio de oficinas on-line e do Prêmio Caminhos de Literatura. Em fevereiro, autoras, como Aline Bei e Jéssica Balbino, ministram oficinas de criação literária.
⛈️ São Paulo/SP teve a terceira maior chuva desde 1961 na sexta (24). A chuva afetou a livraria Bibla, na zona oeste, que contou com a ajuda dos leitores.
🔳 O autor Neil Gaiman não será mais publicado pela editora estadunidense Dark Horse Comics. No X, a casa editorial confirma que a decisão se dá em razão das acusações de abuso sexual. Futuras obras do escritor que estavam previstas foram canceladas.
Sala Tatuí: fique por dentro
Terapia Literária: Encontro da primeira terça-feira de fevereiro (4) discute "O tio da America", do escritor português Fialho D'almeida, publicado em 1881 no livro Contos. Leia a narrativa aqui. Grátis, online. Inscrições aqui.
Ludens: o clube de leitura de games debate em 15 de fevereiro Nine Sols. Outra reunião está marcada para discutir Chrono Trigger no dia 17 de março. Grátis, online. Inscrições aqui.
💥3 revistas para celebrar o Dia do Quadrinho Nacional



Almanaque Bife de Unicórnio #1
A Ugra Press trouxe ao mundo uma revista dedicada ao universo de Gabriel Dantas, autor de Pato Gigante e Tudo que eu fiz sozinho, eu fiz errado, entre outras. Estão aqui apenas materiais inéditos de Dantas e de 3 quadrinistas convidados que embarcam junto: Vitor Cafaggi, Fábio Vermelho e Lark. A revista, com edição de Max Andrade, será periódica e sempre com convidados diferentes. Conheça aqui.
Mil Grau
Uma das facetas desta revista é o resgate à memória das coletâneas de quadrinhos presentes em bancas de jornal, como Circo, Chiclete com Banana e Piratas do Tietê. Organizada por Márcio Jr. e João Pinheiro, ela conta também com a participação de outros dez quadrinistas. As histórias desta edição nº 0 são centradas em temas da periferia, trazendo questões políticas e sociais. Publicada pela MMarte. Conheça aqui.
Encrenca #2
Participam da segunda edição da revista Encrenca, 36 artistas mulheres e pessoas trans de 13 estados brasileiros. A cada edição, um novo tema e formato: aqui a experimentação se dá com 18 duplas de palavras antagônicas que serviram como guias para o trabalho das artistas. As páginas duplas trazem histórias baseadas em duas palavras contraditórias. A edição é do selo Encrenca. Conheça aqui.
🎲 Dadinho [dicas culturais aleatórias]
Ouça um texto de Marina Colasanti na voz de Antônio Abujamra. A autora morreu aos 87 anos, no Rio de Janeiro
Thiago Tizzot, da Arte e Letra, escreveu para o Plural sobre livrarias em 2022 e o texto se mantém relevante
Em Porto Alegre, a loja Brasa comemora o Dia do Quadrinho Nacional com atividades de 30/1 a 2/2
O prêmio Barco a Vapor, de obras direcionadas ao público infantojuvenil, está com inscrições abertas
Com R$400 mil em premiações, o Prêmio Governador do Estado 2025 abriu formulário para indicações
Grátis, mas por pouco tempo: game Behind the Frame: The Finest Scenery protagonizado por uma artista novata
🗓️ Agenda
15 e 16 de março: Delícia, Rio de Janeiro/RJ
26 e 27 de abril: Canastra, Belo Horizonte/MG
17 e 18 de maio: e-cêntrica, Goiânia/GO
🗞️29 de janeiro na história
2004: Um grupo de ativistas travestis, transexuais e transgêneros lançou em Brasília a campanha “Travesti e Respeito” junto com o Ministério da Saúde, que buscava reforçar a cidadania, o respeito pela diversidade e mostrar a relevância de suas ações no Congresso Nacional. Desde então, a data é marcada como o Dia Nacional da Visibilidade Trans.
1845: Um jornal de Nova York publica pela primeira vez o poema “The Raven” (O Corvo) do escritor e poeta Edgar Allan Poe. A Edições Barbatana fez uma edição artesanal do texto e há planos para uma nova tiragem.
Um detalhe
As artistas brasileiras Elisa Carareto e Ciça Fittipaldi estão entre as vencedoras da 59ª Exposição de Ilustradores da Feira de Bolonha. Elas foram selecionadas pelas ilustrações de Enquanto não lembro e Kaaliawiri: a árvore da vida, publicados pela ÔZé Editora.
O Boletim Tatuí é a newsletter da Banca Tatuí, livraria de publicações independentes de São Paulo. Conheça a banca virtual em bancatatui.com.br e acompanhe nas redes sociais: facebook | instagram | x | youtube | tiktok
EXPEDIENTE: Boletim Tatuí; quarta-feira, 29 de janeiro; ano 6; nº 109; escrito por João Varella, Guilherme Ladenthin e Cecilia Arbolave; diagramado por Mariana Lensoni.
Edição maravilhosa!
A ENCRENCA É MARAVILHOOOOOOOOOOSA