Saiba onde comprar livros com desconto na Bienal do Rio e na Feira do Livro de SP
E mais: Um mergulho gráfico no "Poemóbiles"; Orwell na livraria Arte & Letra; Estúdio Máfia na Banca Tatuí; Feira [SUB]; três livros sobre a relva; Dadinho e um detalhe do próximo livro da Lote 42
Ponte Rio | São Paulo
Dois eventos literários mobilizam as maiores cidades do País. No Rio de Janeiro/RJ, atual Capital Mundial do Livro, começa a Bienal do Livro, de 13 a 22 de junho, no Riocentro. A edição promete experiências imersivas e uma noite prévia dedicada a influenciadores. Dante Cid, presidente do SNEL, admite que o evento se inspirou na CCXP. Uma das novidades é o estande coletivo Compiladas, com 20 editoras – ouça o Papo Tatuí com Silvia Naschenveng, da Mundaréu, sobre o assunto. Entre os atrativos do Compiladas, está o desconto progressivo nos livros, que pode chegar a até 30%. Essa prática também estará em voga nas bancadas da Lote 42 e Banca Tatuí no outro evento do período, A Feira do Livro, no Pacaembu, em São Paulo/SP, de 14 a 22 de junho. A Banca Tatuí estenderá os descontos em parte do seu acervo disponível na banca física (Barão de Tatuí 275, São Paulo/SP) e na loja virtual. Veja a programação completa do evento.
Dissecando Poemóbiles
O livro Poemóbiles, de Augusto de Campos e Julio Plaza, recentemente reeditado pela Lote 42 e Selo Demônio Negro, é um desafio do ponto de vista da produção. Os 12 poemas, reunidos em uma caixa sem cola, são esculturas pop-ups coloridas, com significados que mudam conforme o manuseio de quem lê. A obra, cuja primeira edição ocorreu há mais de 50 anos, se revela uma aula de processos gráficos. É a deixa para a produtora gráfica da Lote 42, Cecilia Arbolave, esmiuçar todo o processo por trás dessa obra. "Ao invés de colar uma folha em cima da outra, o pop-up seria impresso em uma única folha, passaria pelo processo de corte e vinco e depois seria dobrada pela metade", descreve. Leia o texto completo aqui. Arbolave estará n'A Feira do Livro na sexta 20 de junho, às 10h30, em uma mesa com Jiro Takahashi. Durante o lançamento de Poemóbiles, em março, foi exibido um depoimento inédito de Campos. Agora está disponível no YouTube.
Brevíssimas
🌲 Curitiba/PR: O livro Na livraria com Orwell: ensaios sobre livros, literatura e escrita, de George Orwell, terá um evento de lançamento na livraria Arte & Letra. No sábado (14), às 11h, acontece a mesa “Livreiros sobre o livro de livros em livrarias” com Gisele Eberspächer, organizadora e tradutora da obra, e Bárbara Tanaka, da livraria e editora Telaranha. A mediação será de Thiago Tizzot, da Arte & Letra.
📖 São Paulo/SP: No mesmo sábado (14), às 14h, a Livraria Gráfica receberá o lançamento de Obra em expansão: textualidades e releituras múltiplas. O livro é uma coletânea de ensaios de participantes do grupo de pesquisa LICEX - Literatura em campo expandido. Maria Elisa Rodrigues Moreira, uma das organizadoras da obra, escreve para o Boletim Tatuí sobre o conceito de “literatura em campo expandido”. Leia o artigo aqui.
🐟 Campinas/SP: Estão abertas as inscrições para publicadores interessados em participar da 7ª edição da Feira [SUB] de arte impressa. O evento acontece em 13 de setembro, na Biblioteca Professor Ernesto Manoel Zink. As inscrições são gratuitas e o prazo é até 23h59 do dia 27 de junho. A [SUB] é gratuita tanto para os expositores quanto para o público.
⛔ A [SUB] terá um evento de sua programação paralela nesta sexta (13), o "Não lançamento do livro do Zé", na Livraria Candeeiro, em Campinas/SP. O autor, José Maurício da Costa, tem uma história pronta, mas não publicada.
📚 Direto da Argentina, a editora Estúdio Máfia promove na Banca Tatuí o lançamento da zine "Una mordidita más", da artista paulista Marina Shenckel, que narra narra a história de uma maçã podre, habitada por um verme, que a conduz na realização de seu desejo de ver uma macieira. Será na quarta-feira, 18/6, às 18h, com direito a sidra.
🗨️ Após crescimento no pós-pandemia, o mercado de mangás na França dá sinais de saturação. As vendas caíram 9% em 2024 e diversas lojas especializadas fecharam.
Sala Tatuí: fique por dentro
Terapia Literária: encontro de terça-feira (17/6) discute o conto “Ela é o boi”, de Ian Uviedo, publicado em maio de 2025 na revista celeste. Leia aqui. Grátis, online.
Clube Tatuí de Leitura: encontro de terça-feira (24/6) discute o livro Diário do fim do mundo, de Natália Kliutcharióva, com tradução de Leticia Mei, publicado pela Kinoruss Edições e Cultura. Adquira com desconto aqui. Grátis, online no Zoom e presencial na Livraria Gráfica.
Pelas dobras do papel: a artista Isadora Ferraz ministra oficina presencial de zines em final de junho.
Desenho e processos criativos: o curso com o artista uruguaio Troche acontece em julho e agosto de forma virtual.
Ludens: o encontro de sábado (28/6) discute o jogo Sifu, desenvolvido pela Sloclap e distribuído pela Sloclap e Kepler Interactive. Grátis, online.
3 livros sobre a relva



Enquanto folhas secas na relva
Uma coletânea de poesia escrita e pensada em conjunto. Com 84 poemas, a obra é uma extensão dos encontros do coletivo de poesia Farfalharia, de Curitiba. Cada poema tem sua criação autoral e coletiva expressa na sua concepção. Edição e construção do livro também foram lapidadas em conjunto. A publicação é da Têmpora Editora. Conheça aqui.
O espaço entre as folhas da relva
Já trombou com um poema por aí? O livro de Maria José Ferrada e Azul López, recheado de poesia por si só, traça caminhos para se encontrar um poema no cotidiano. Texto e desenhos aguçam o olhar do leitor desavisado para a poesia inerente ao dia a dia. A tradução é de Silvana Tavano com edição da ÔZé Editora. Conheça aqui.
Não era suicídio sobre a relva
Na obra de Ney Ferraz Paiva, a natureza da poesia é transgressora e a beleza é fundida com uma melancolia que paira pelo livro. Em uma poética que toca as fronteiras da palavra, o poeta escancara sentimentos em uma estrutura fragmentada. Os textos conversam com obras de diferentes autores, como indicado no título emprestado de um poema de Ana Cristina Cesar. A edição artesanal é da Edições 1/4. Conheça aqui.
🎲 Dadinho [dicas culturais aleatórias]
Colunista argentina escreveu sobre a falta de leitura e pagamento do jornal Perfil – e o texto foi publicado
Vamos ler juntos? Conheça os encontros públicos de leitura Reading Rhytms, nos Estados Unidos
Confira a programação de cursos de férias do Galpão Comum, espaço que abriga a Livraria Gráfica
Ouça o episódio “Uma livraria acesa” do Papo Tatuí, com Adriana Haddad, fundadora da Livraria Candeeiro, em Campinas/SP
A Noite Gráfica com Gustavo Piqueira foi transmitida ao vivo e está disponível no YouTube
Baixe gratuitamente o game Deathloop na Epic Games Store até a manhã de quinta-feira (12)
🗓️ Agenda
De 13 a 22 de junho: Bienal do Livro, Rio de Janeiro/RJ
De 14 a 22 de junho: A Feira do Livro, São Paulo/SP
20 e 21 de junho: Poc Con, São Paulo/SP
⏳ 11 de junho na história
2022: Felipe Parucci lança a segunda edição do livro Apocalipse, por favor, na Itiban, em Curitiba/PR.
2020: Publicado o primeiro episódio do podcast Papo Tatuí.
1983: Fundação da desenvolvedora japonesa Capcom, de Resident Evil e Street Fighter.
Um detalhe
Um detalhe da capa interna do próximo livro da Lote 42. Três pistas: o autor faz parte da programação d’A Feira do Livro de São Paulo, escreve para uma revista e aparece duas vezes nesta edição do Boletim Tatuí.
O Boletim Tatuí é a newsletter da Banca Tatuí, livraria de publicações independentes de São Paulo. Conheça a banca virtual em bancatatui.com.br e acompanhe nas redes sociais: facebook | instagram | x | youtube | tiktok
EXPEDIENTE: Boletim Tatuí; quarta-feira, 11 de junho; ano 6; nº 128; escrito por João Varella, Ian Uviedo, Guilherme Ladenthin e Cecilia Arbolave; diagramado por Mariana Lensoni.