Lote 42 comemora dez anos no Indiebookday
No sábado 25 de março se celebra a data internacional do livro independente. A Banca Tatuí faz festa com desconto, atividades de impressão e encadernação, lançamentos e os 10 anos da Lote 42.
10 anos de 42
A editora Lote 42 comemora uma década de carreira. Fundada por Thiago Blumenthal (1981 - 2020) e João Varella em dezembro de 2012, a Lote 42 criou iniciativas importantes da literatura independente. Entre os destaques estão a Banca Tatuí, Miolo(s) e Sala Tatuí. A mais recente empreitada é a Livraria Gráfica, projeto que produz e oferece um livro por vez, feito em parceria com a Casa Rex. Em razão do alto volume de trabalho no final de 2022 – a Lote 42 produziu três feiras em um mês –, a celebração foi postergada para coincidir com duas efemérides. A primeira é o decênio de lançamento do primeiro livro, Já Matei por Menos, de Juliana Cunha, antologia que reúne textos publicados no blog homônimo. Outra é o Indiebookday, que também surgiu em 2013 (leia mais abaixo). A festa vai acontecer na Banca Tatuí (rua Barão de Tatuí 275, São Paulo/SP) a partir das 14h.
Indiebookday voltou
No dia 25 de março pessoas que gostam de livros terão uma oportunidade única de conhecer e apoiar a literatura independente. Trata-se do Indiebookday (ou Dia do Livro Independente), uma iniciativa mundial que incentiva o consumo e a circulação de livros publicados por editoras independentes. O Indiebookday surgiu na Alemanha em 2013. Desde então, se espalhou por vários países, incluindo o Brasil. É simples participar: basta postar uma foto com livros independentes no dia 25 de março (sábado) e usar a hashtag #indiebookday. É uma data em que as livrarias costumam destacar os independentes. A Banca Tatuí terá uma festa na data, oferecendo todo o acervo com 15% de desconto, atividades de impressão e encadernação ao vivo, lançamentos de livros e a comemoração dos 10 anos da editora Lote 42.
Livraria Gráfica aberta
Entre as atrações da festa de dez anos da Lote 42 e Indiebookday está uma visita guiada ao ateliê da Livraria Gráfica, dentro da Casa Rex, praticamente em frente à Banca Tatuí. Ao longo do dia, grupos poderão visitar e entender o processo de produção que deu (e dará) origem à tiragem de Deus Deus e outras obras que serão lançadas ao longo do ano. Além de conhecer os equipamentos e materiais do ateliê, será possível imprimir com Kaique Xavier um cartaz em serigrafia feito exclusivamente para a festa, com alguns caracteres da escrita assêmica criada por Gustavo Piqueira para identificar a Livraria Gráfica. O projeto, da Lote 42 e da Casa Rex, propõe oferecer um livro por vez durante um espaço de tempo específico. Os pedidos para Deus Deus, por exemplo, serão aceitos apenas até o dia 31 de março. Deus Deus intercala trechos do Gênesis e tuítes com a palavra “Deus” criando assim um diálogo inesperado e, muitas vezes, impactante entre os autores.
Curso Tatuí a la carte
A Sala Tatuí oferece separadamente os módulos do Curso Tatuí de Publicação 2023, jornada de aulas à distância sobre arte impressa independente. Assim, interessados em ter acesso a conhecimentos específicos podem participar. Entre as opções estão as aulas de escrita com o escritor Marcelino Freire, organização de feiras com Cecilia Arbolave, editora da Lote 42, e livro de artista, com Amir Brito Cadôr, entre outras. As demais disciplinas e inscrições estão no site da Sala Tatuí. A 8a turma do Curso Tatuí de Publicação segue com matrículas abertas. A jornada completa passa por todos os aspectos de uma publicação. As aulas começam em 20 de março. Os alunos são incentivados a publicar no final do curso. Mais de 130 alunos já passaram pelo CTP desde a primeira edição, em 2019.
3 publicações para se divertir à beça
Corrida de Canetas
Prepare suas canetas, eis uma corrida diferente. O percurso surge ziguezagueante no papel por entre os desenhos de Amanda Martini Molina. Vence a caneta mais rápida e cautelosa. A publicação é da Coticoá. Conheça aqui.
O Tesouro de Cavendish
A obra é inspirada na história real do pirata Thomas Cavendish que, segundo a lenda local, enterrou um tesouro em Ilhabela no século XVI. Além da aventura, a publicação se desenrola em um jogo de tabuleiro em forma de mapa do tesouro. A obra é de Stella Elia e Márcia Misawa, publicada pela BabaYaga. Conheça aqui.
Livro da Lama
A “milenar” arte de fazer tortas e bolos de lama é ensinada de maneira lúdica e poética nesta obra de John Cage e Lois Long. Com a seriedade necessária, o passo a passo mostra com detalhes os encontros dos ingredientes nessa grande brincadeira. O livro foi publicado pela Amelì. Conheça aqui.
dadinho [dicas culturais aleatórias]
O Fuzuê Nerd será realizado no fim de semana (18 e 19), das 12h às 20h, no aeroporto de Florianópolis.
O Sarau Declama estará na Casa das Rosas (Av. Paulista 37, São Paulo/SP), no próximo domingo (19), às 15h.
O Quadrinhos na Sarjeta analisa histórias autobiográficas e de relacionamento de quadrinistas mulheres.
O seminário espanhol Leer Iberoamérica Lee abriu inscrições para assistir online e presencial, em Madri.
Maíra Nassif, da Relicário, questionou a estratégia da Bazar do Tempo com os livros da Marguerite Duras.
O Homo Ludens, clube de leitura de games, discute NieR:Automata no próximo sábado (18), às 15h.
um detalhe
Manual de Sobrevivência dos Tímidos, de Bruno Maron, está entre os livros do primeiro ano da Lote 42. O autor fará capas autorais e únicas na festa do Indiebookday na Banca Tatuí para uma tiragem limitada e comemorativa.
O Boletim Tatuí é uma newsletter criada e editada pela Banca Tatuí, livraria de publicações independentes de São Paulo. Conheça a loja virtual em bancatatui.com.br e acompanhe os bastidores nas redes sociais:
facebook | instagram | twitter | youtube | tiktok
EXPEDIENTE: Boletim Tatuí; segunda-feira, 13 de março; ano 4; nº 63; escrito por Cecilia Arbolave, Guilherme Ladenthin e João Varella; diagramado por Mariana Lensoni.