Livro da Lote 42 e La Bici Press vira experiência impressa no Sesc Vila Mariana
E mais: Editoras do NuevoBarrio em Buenos Aires; Papo Tatuí com Gustavo Piqueira, programação do Circuito Poesia no Centro; 2º PRÊMIO FILEX; 3 livros homenagem; dadinho e um detalhe de um livro-bolo.
Vivência gráfica
Anatomia do Livro, publicação inédita da editora Lote 42 em parceria com a La Bici Press, será lançada no Sesc Vila Mariana com diversas atividades na semana que vem. Uma vivência gráfica marcada para o dia 27 de abril (domingo) dará a oportunidade de o público explorar técnicas artesanais como serigrafia e carimbo, compreendendo os ofícios por trás de um livro impresso. Os participantes ganharão gratuitamente exemplares da obra. Antes, na quarta-feira (23), Dia Mundial do Livro, haverá o Por dentro da criação de um livro, em que Cecilia Arbolave revelará o processo de publicação de sua obra O livro de fazer livros: produção gráfica para edições independentes em uma conversa com a tradutora e bacharela em Letras Tamlyn Ghannam. No sábado, 26 de abril, a oficina Imersão na produção gráfica, ministrada por Cecilia Arbolave, que também é editora da Lote 42, desvendará materiais, processos e tipos de impressão de publicações. Os eventos acontecem no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141, São Paulo/SP).
Ares portenhos
O estande da Lote 42 na Feira do Livro de Buenos Aires contará com o apoio da livreira de Las Panteras y el Templo, Sofía Puertas, junto aos editores João Varella e Cecilia Arbolave. A Lote 42 participa do programa NuevoBarrio ao lado dos selos Ser Seres, Baldíos en la lengua, Ediciones Monada, Neutrinos, Sello Federal, Altamarea, La tercera editora, Baltasara Editora, El cuervo, La gran Nilson e Salta el pez, selecionados pela qualidade do seu catálogo. A Lote 42 ficará no pavilhão Amarelo, o mesmo do estande do Brasil. Coordenado pelo Instituto Guimarães Rosa e a Embaixada do Brasil em Buenos Aires, esse espaço contará com operação da cooperativa portenha La Libre e acervo da paulistana Livraria Simples. Um dos destaques da programação brasileira se dará no dia 5 de maio, às 20h30, no salão Rodolfo Walsh, com a palestra "Primeras impresiones: el nacimiento de la cultura impresa y su influencia en la representación visual de América", de Gustavo Piqueira. Outras atividades serão divulgadas nas redes sociais da Lote 42 nos próximos dias.
Brevíssimas
🎧 E por falar em Gustavo Piqueira… o mais recente episódio do podcast Papo Tatuí traz o escritor falando sobre o esgotado Frissson! Frissson!. A partir dessa obra, são discutidos assuntos como os códigos na interação leitor‑livro, a dimensão simbólica do objeto e lifestyle. Disponível no Spotify e nas principais plataformas de podcast.
📖 A Livraria Gráfica participa da programação do Circuito Poesia no Centro e promove a oficina de produção gráfica "Poesia Impressa", nos dias 13 e 14/5. Cecilia Arbolave apresentará formatos, materiais e técnicas presentes em publicações de poesia. Inscrições a partir de 16/4 no site da Megafauna, livraria que promove o Festival Poesia no Centro.
🏅 Abriram inscrições para o 2º PRÊMIO FILEX de Ilustração e Livro Ilustrado. Até 15 de setembro é possível enviar até dois projetos de livro ilustrado. Serão selecionados 36 participantes para compor o catálogo e integrar exposições. Haverá dois primeiros prêmios (que contemplam contratos de edição) e duas menções especiais. Confira as bases do prêmio.
🛖 “Um abrigo para as Palavras” é uma vivência com a atriz e escritora Bianca Ramoneda, que conduzirá um mergulho na vida e obra do poeta Manoel de Barros. A artista Gabriela Irigoyen ensinará a criar um caderno artesanal inspirado nos usados pelo artista. A oficina será no CCJF (Rio Branco 241, Rio de Janeiro/RJ), dia 10/5, das 11h30 às 17h30. Ingressos à venda.
↩️ A livreira Simone Pessoa está de volta à rua Fernandes Tourinho 241, Belo Horizonte/MG. Ela trabalhou por mais de 20 anos nesse endereço, onde antigamente funcionava a Livraria Ouvidor. Agora, ela passa a colaborar com a Jenipapo Livraria – e foi recebida com festa.
⏭️ A editora inglesa Persephone Books publica ficção esquecida, majoritariamente de autoras. O acervo é composto de obras que fizeram sucesso no lançamento e depois caíram no ostracismo. Leia mais nesta reportagem.
Sala Tatuí: fique por dentro
Terapia Literária: encontro de terça-feira (22/4) discute o conto “Fios”, de Fred Gondim, publicado em 2024 no livro E restou à pele se desprender, da Negalilu Editora. Leia aqui. Grátis, online. Inscrições aqui.
Noite Gráfica: conversa com Gustavo Piqueira será transmitida ao vivo no dia 24 de abril pelo YouTube da Sala Tatuí.
Oficina prática: ainda tem vagas para “Segredos do pop-up”, com Silvana Beraldo, em 3/5. Presencial, com material incluso no valor. Inscrições neste link.
Clube Tatuí de Leitura: encontro de terça-feira (29/4) discute o livro Açúcar queimado, de Avni Doshi, publicado no Brasil pela Dublinense. Grátis, online. Inscrições aqui.
Ludens: o clube de leitura de games discute o jogo To the Moon no sábado 19/4. Grátis, online. Inscrições aqui.
3 livros homenagem



Querido Burle Marx,
Ilustrado e escrito por Renata Bueno, traz uma carta de uma criança para Roberto Burle Marx. O texto e as imagens se tornam uma espécie de biografia afetiva do arquiteto paisagista. Ao final da obra, duas cartas atuam como respostas à carta da menina: uma da própria autora e outra de José Tabacow, que trabalhou durante 17 anos com Burle Marx. A publicação é da Edições Barbatana. Conheça aqui.
Na casa deles
A obra é um convite a adentrar as casas de diferentes escritores e escritoras. Com um projeto gráfico que permite a leitura de diversas formas e o desenrolar do livro como uma pequena vila, cada página/casa traz breves textos que homenageiam esses personagens/autores em forma de poesia. Quem nos convida para esse passeio são Edith Chacon e Pri Ballarin. Conheça aqui.
34 Poemas-homenagem
Um espaço em que convivem desde Godard e Elza Soares até a skatista Rayssa Leal e a ginasta Rebeca Andrade. Esse lugar foi criado por Guto Lacaz nesta obra/homenagem a 34 personalidades do Brasil e do mundo. Os poemas visuais foram publicados primeiramente no perfil do artista no Instagram e ganharam uma edição impressa pela Bebel Books. Conheça aqui.
🎲 Dadinho [dicas culturais aleatórias]
O podcast Reloading lançou episódio especial comemorativo de dez anos do programa, dedicado à videogames.
Assista ao discurso proferido por Mario Vargas Llosa ao receber o prêmio Nobel de Literatura em 2010.
O Estadão reuniu as principais colunas que Mario Vargas Llosa produziu para o jornal até 2024
Confira parte do elenco da série Harry Potter, baseada na história de J.K. Rowling, produzida pela HBO
Inscrições abertas para as oficinas Gráfica Fluvial (Nina Lins) e Escrever o Rio (Ian Uviedo), sobre literatura e caminhadas.
Abre em 26/4 a mostra “Embandeirada”, na Casa de Cultura do Parque, com bandeiras serigrafadas de Mônica Schoenacker.
🗓️ Agenda
22 a 24 de abril: Jornadas Profissionais da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires
24 de abril a 12 de maio: Feira Internacional do Livro de Buenos Aires
26 de abril: Global Book Crawl, várias cidades
26 e 27 de abril: Canastra, Belo Horizonte/MG
26 e 27 de abril: Flopei, Rio de Janeiro/RJ
⏳ 16 de abril na história
Dia Nacional de Conscientização das Mudanças Climáticas
2017: Livro Fachadas, de Rafael Sica, é lançado pela Lote 42 na Feira Plana. A quinta edição da Plana ocorreu no pavilhão da Bienal de São Paulo, no parque Ibirapuera.
Um detalhe
Um detalhe do livro Receitas afetivas de família com as receitas de Flávia Maria Rodrigues. Com edição do seu filho, Ricardo Rodrigues, a obra em formato de bolo traz as 10 receitas que Flávia mais gosta de fazer. Há também pequenos textos que trazem à tona memórias afetivas a partir de cada especiaria. A edição é da Experimentos Impressos.
O Boletim Tatuí é a newsletter da Banca Tatuí, livraria de publicações independentes de São Paulo. Conheça a banca virtual em bancatatui.com.br e acompanhe nas redes sociais: facebook | instagram | x | youtube | tiktok
EXPEDIENTE: Boletim Tatuí; quarta-feira, 16 de abril; ano 6; nº 120; escrito por João Varella, Guilherme Ladenthin e Cecilia Arbolave; diagramado por Mariana Lensoni.