Livro com ensaios de George Orwell sobre literatura e escrita chega às livrarias
E mais: Gustavo Piqueira lança três livros na Noite Gráfica; entrevista com o diretor da Feira do Livro de Buenos Aires; dados do mercado argentino; desenhos com grafite; cartazes da Imprenta Rescate.
Pensamentos orwellianos
Em junho chega às livrarias Na livraria com Orwell, que reúne oito ensaios de George Orwell sobre livros, literatura e escrita. Entre 1936 e 1946, o autor britânico escreveu textos nos quais expõe sua paixão pelos volumes, contrapõe o custo dos livros a outros gastos da classe trabalhadora inglesa e defende a clareza e a honestidade na escrita. A coletânea resgata ainda o olhar crítico do autor sobre o mercado editorial e celebra os “bons livros ruins” — obras populares que resistem ao tempo. A tradução, organização e o posfácio são da crítica literária Gisele Eberspächer. Após uma primeira tiragem artesanal pela Livraria Gráfica em 2023, esta segunda edição feita pela Lote 42 terá circulação em livrarias físicas, online e em eventos culturais. O projeto gráfico é da Casa Rex. Na livraria com Orwell é o livro número 58 da Lote 42. O lançamento ocorre em São Paulo/SP no sábado, 7 de junho, às 14h, na Livraria Gráfica. Haverá uma conversa entre Gisele Eberspächer e Rafael Kalebe, com mediação de Ian Uviedo. Na quarta-feira, 11, às 19h, a organizadora e tradutora do livro fará uma aula online e gratuita sobre escrita em tempos políticos. Inscrições no site da Sala Tatuí.
Noite triplamente gráfica
O artista gráfico Gustavo Piqueira retorna à Livraria Gráfica para uma edição especial da Noite Gráfica, desta vez para apresentar três obras que partem do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP: Nasce um país (com recortes de anúncios de revistas antigas), Cromografias (sobre as cores da revista O Tico-Tico) e Cacofonia à brasileira (análise sobre fotografias de Victor Frond transformadas em litogravura). As publicações lançam olhares sobre o Brasil de fins da Monarquia e início da República, período no qual o país saiu numa busca desenfreada por uma modernidade desbragadamente calcada em seus tão admirados modelos europeus, enquanto, em paralelo, avanços técnicos possibilitavam inovações gráficas e narrativas na produção de impressos. A Noite Gráfica ocorre na quarta, 5/6, às 19h, na Livraria Gráfica (Barão de Tatuí 509, São Paulo/SP), com entrada gratuita. A fala de Piqueira será transmitida ao vivo pelo canal da Sala Tatuí no YouTube.
Brevíssimas
🧉 Milei não conhecia a força da cultura. Essa é a opinião de Ezequiel Martínez, diretor da Fundación el Libro, que organiza a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires. A edição deste ano foi marcada por uma reaproximação do governo federal e protestos. Leia a entrevista completa, por João Varella.
🇦🇷 A Argentina teve queda de 8% na produção geral de títulos, que passaram de 34.002 em 2023 para 31.574 em 2024, segundo a Câmara Argentina do Livro (CAL). No segmento de livros gerais, que circulam em livrarias, o recuo foi de 7%, totalizando 10.104 títulos. A tiragem média caiu de 1.891 exemplares em 2023 para 1.646 em 2024. No total, 57% da produção editorial argentina está concentrada na cidade de Buenos Aires.
🕊️ Livrarias independentes de Portugal uniram-se numa campanha de apoio à Palestina e de repúdio ao massacre promovido por Israel na Faixa de Gaza. Sob o lema “Enquanto houver livrarias independentes haverá Palestina”, cerca de 60 livrarias associadas à ReLI (Rede de Livrarias Independentes) participam da ação, com cartazes nas vitrines e publicações nas redes sociais.
🤖 Uma lista de leituras de verão gerada por inteligência artificial foi publicada em jornais de grande circulação dos Estados Unidos, como Chicago Sun‑Times e The Philadelphia Inquirer. O texto apontava 15 títulos de autores consagrados — entre eles Isabel Allende e Percival Everett — mas apenas cinco existiam de fato. Usuários nas redes sociais postaram imagens com a lista falsa.
🗨️ O quadrinista estadunidense Peter David morreu neste sábado (24), aos 68 anos, nos Estados Unidos. Seu trabalho mais celebrado foi com o Hulk, em que permaneceu por 12 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Sala Tatuí: fique por dentro
Das páginas ao filme: em junho, curso sobre elementos construtivos no cinema de Eisenstein com Neide Jallageas e Erivoneide Barros na modalidade presencial e virtual.
Terapia Literária: encontro de terça-feira (3/6) discute o conto “Domingo”, de Natalia Ginzburg, com tradução de Iara Machado Pinheiro, publicado revista Cadernos de literatura em tradução. Leia aqui. Grátis, online. Inscrições aqui.
Pelas dobras do papel: inscrições rolando para oficina de zines com a artista Isadora Ferraz, em final de junho. Mais detalhes aqui.
Desenho e processos criativos: o curso com o artista uruguaio Troche acontece em julho e agosto de forma virtual. Saiba mais aqui.
3 livros desenhados com grafite



Me leve quando sair
Uma história inspirada em uma viagem para Paraty entre a autora e seu irmão. Os trechos da experiência dos dois são entrecortados por memórias e traçam a intimidade da sua relação. O quadrinho te leva também por paisagens e sentimentos íntimos, com uma camada de suspense. A edição é da autora Jéssica Groke. Conheça aqui.
O fim e o começo
Por meio de ilustrações, Juliana Russo retrata a busca por sua ancestralidade nas cidades de Lódz e Varsóvia, na Polônia. Entrelaçadas por sonhos e pela poesia de Wisława Szymborska, as caminhadas pelas cidades constroem pontes entre o passado de sua família e o momento presente retratando silêncios, memórias e ruínas. A edição é da Sala Aberta. Conheça aqui.
Guia Fantástico de São Paulo
Uma São Paulo ilustrada e extraordinária: este guia é um passeio pelos detalhes da metrópole, pelos caminhos de sua natureza, seus rios, num constante pensar e viver a cidade com outros olhos. Uma viagem pelas possibilidades urbanas num lugar onde a imaginação inunda uma diferente percepção da cidade. A obra é da espanhola Ángela León e tem a edição da Lote 42. Conheça aqui.
🎲 Dadinho [dicas culturais aleatórias]
Bruce Springsteen lança disco Land of hope and dreams, com mensagens críticas a Donald Trump
A segunda temporada de The Last of Us chegou ao fim e teve 37 milhões de espectadores, segundo a HBO
Museo Casa Kahlo, um museu dedicado a Frida Kahlo, vai abrir na Cidade do México em setembro
Um comentário do ator Ricardo Darín sobre o preço das empanadas virou tema de debate público na Argentina
Baixe a demonstração gratuita de Hell Clock, game brasileiro inspirado na Guerra de Canudos
250 desenvolvedores independentes brasileiros lançaram uma carta aberta pedindo melhorias à Gamescom Latam
🗓️ Agenda
31 de maio: Juicy Design Meetup, Santos/SP
7 e 8 de junho: Motim, Brasília/DF
De 13 a 22 de junho: Bienal do Livro, Rio de Janeiro/RJ
De 14 a 22 de junho: A Feira do Livro, São Paulo/SP
⏳ 28 de maio na história
Dia Mundial do Brincar
1999: Após 22 anos de restauração, o afresco A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, volta a ser exibido em Milão, na Itália.
1988: Morre o pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi, conhecido como o "mestre das bandeirinhas", aos 92 anos, por causa de uma insuficiência cardíaca.
1849: Morre Anne Brontë, novelista inglesa, aos 29 anos.
Um detalhe
Um detalhe dos cartazes da Imprenta Rescate que chegaram na última semana direto do seu ateliê, no bairro de Villa Crespo, Buenos Aires. Materializados em tipografia, o trabalho do editor e impressor Leandro Jacob resgata pensamentos e ideias de uma universalidade eloquente. A seleção está disponível na Banca Tatuí física e virtual.
O Boletim Tatuí é a newsletter da Banca Tatuí, livraria de publicações independentes de São Paulo. Conheça a banca virtual em bancatatui.com.br e acompanhe nas redes sociais: facebook | instagram | x | youtube | tiktok
EXPEDIENTE: Boletim Tatuí; quarta-feira, 28 de maio; ano 6; nº 126; escrito por João Varella, Guilherme Ladenthin e Cecilia Arbolave; diagramado por Mariana Lensoni.
Que lindeza o Orwell, vcs arrasam demais!
esse livros com grafite estão lindos!