Feira de arte gráfica inédita em São José dos Campos/SP reúne publicadores com foco na imagem e no texto
E mais: um monte de feiras, um monte de cursos, polêmicas com a lei do livro na Colômbia, três livros de Rafael Sica e um cupom para curtir os livros da Barbante
Imagem & texto
O Sesc São José dos Campos recebe em julho um evento inédito: a feira Literográfica, dedicada a publicações gráficas autorais. O evento, produzido pela editora Lote 42, vai explorar as intersecções entre texto e imagem em dois finais de semana. No primeiro, nos dias 6 e 7 de julho, a feira contará com iniciativas mais voltadas para a imagem. Já no final de semana seguinte, nos dias 13 e 14, o foco será em projetos ligados ao texto. O público poderá conversar e aprender com artistas gráficos, editores, designers e poetas que exploram a materialidade das obras impressas. A feira Literográfica tem entrada gratuita e fica aberta das 10h30 às 18h30 na área de convivência do Sesc São José dos Campos. O evento integra a sétima edição do FestA!, o Festival do Aprender do Sesc-SP, realizado em todas as unidades da entidade e que visa celebrar as possibilidades de aprendizado e experimentação.
Jogo das feiras
As feiras deixam a agenda de eventos culturais de São Paulo/SP ainda mais robusta. A Feira do Livro ocupa pela terceira vez a Praça Charles Miller a partir de sábado (29). O evento terá nove dias e contará com mais de 150 instituições ligadas ao livro, expondo em tendas e bancadas. A programação oficial terá dezenas de autores. Com foco em outra expressão artística, o Sesc 24 de Maio promove a feira Jogatório, com videogame, jogos de tabuleiro e RPGs nos dias 6 e 7 de julho. A Banca Tatuí participa com uma seleção de livros com proposta lúdica. Mais adiante no calendário, a Flipei, um dos principais espaços de programação paralela da Flip, promove uma feira na Central 1926, de 2 a 4 de agosto. Em Joinville/SC, a Feira Bicicleta está com convocatória aberta e tem data marcada para os dias 17 e 18 de agosto – um dia antes haverá oficinas.
Inverno de estudos
Agenda cheia de aprendizados. A Sala Tatuí oferece o “Minicurso de produção gráfica” baseado nas obras do artista Rafael Sica, nesta quarta (26), às 19h. O encontro é ministrado online e ao vivo por Cecilia Arbolave, produtora gráfica da Lote 42, e terá participação do autor. Inscrições pela página da Sala Tatuí. A arrecadação será destinada a Sica, que mora em Pelotas, cidade fortemente atingida pelas enchentes do Rio Grande do Sul. E o centro cultural Marieta, de São Paulo/SP, abriu inscrições para seus Grupos de Desenvolvimento, com o objetivo de desenvolver projetos nas áreas de roteiro, documentário, animação, games e podcast. Em Recife/PE, o Ateliê Ex-Libris, da Titivillus Editora, recebe o "Grupo de estudo - História do pensamento contemporâneo". O primeiro encontro será sobre Saussure, no dia 29, e a inscrição custa R$ 60. Veja mais cursos abaixo, na seção Dadinho.
Reforma na lei do livro colombiana
O parlamento da Colômbia analisa uma reforma na chamada "Lei do Livro", que regulamenta o mercado de livros do país. No entanto, entidades setoriais se manifestaram contra o projeto de lei. Ana María Aragón, presidente da Associação Colombiana de Livrarias Independentes (ACLI), criticou a proposta por não trazer mudanças significativas à proteção das livrarias. Aragón destacou a desleal concorrência de editoras, distribuidores e sites estrangeiros que oferecem grandes descontos. Silvia Castrillón, da Câmara da Edição Independente (CEI), afirma que o texto é frágil nas definições dos agentes da cadeia do livro. Ela dá como exemplo o entendimento de autor, que abre margem para a inteligência artificial. Julián López, parlamentar proponente da lei, afirma que haverá audiências públicas e estima que a aprovação se dará até junho de 2025.
3 livros de Rafael Sica



Fachadas
O livro explora a vida urbana com ilustrações detalhadas das fachadas de imóveis antigos. Sem texto, Sica apresenta histórias, personagens e situações inusitadas na frente de cada casa. A obra tem capa em serigrafia e formato acordeão – aberta supera os três metros. Publicado pela Lote 42. Saiba mais.
Ninguém dormia
Uma história para ninar fantasmas que se escondem nas casas e moram dentro do armário há muitos anos. Um livro infantil que traz como pano de fundo uma paisagem curiosa com personagens centrados na mesma residência, inclusive o fantasma. Saiu pela Ozé. Confira os detalhes.
Triste
Série de ilustrações com cenários cheios de minúcias neste livro com encadernação no topo. Há apenas uma presença humana: uma pessoa imersa em melancolia. Sem palavras, a obra conta com capa em serigrafia com posfácio do médico Paulo Saldiva. Saiu pela Lote 42. Conheça aqui.
dadinho [dicas culturais aleatórias]
Ao vivo e online: Marcelino Freire dá aulas de escrita na Sala Tatuí (é parte do Curso Tatuí de Publicação).
O ateliê do Bananal, em São Paulo/SP, oferece um curso de xilogravura experimental com Julia Contreiras
O MASP Escola, ligado ao museu homônimo, oferece diversos cursos online, livres de curta duração em julho.
Nova livraria em Porto Alegre/RS: a Brasa Editora inaugurou uma loja na rua José do Patrocínio 611.
O Clube Tatuí de Leitura debate amanhã (25) o livro Eu que nunca conheci os homens, de Jacqueline Harpman
Neste sábado encerra a mostra breve de Laura Teixeira e Gabriel Torggler na Massapê Projetos
Um detalhe
Um detalhe de todas as lombadas da Barbante, editora curitibana especializada em livros musicais e imagéticos. O cupom BARBANTE30 dá 30% de desconto na loja virtual da Banca Tatuí (válido até 15/7). O último Bancatuber falou de As Histórias São Iguais: As Aventuras da Relespública na Terra da Garoa e Solidão, um dos livros disponíveis.
O Boletim Tatuí é a newsletter da Banca Tatuí, livraria de publicações independentes de São Paulo. Conheça a banca virtual em bancatatui.com.br e acompanhe nas redes sociais: facebook | instagram | x | youtube | tiktok
EXPEDIENTE: Boletim Tatuí; segunda-feira, 24 de junho; ano 5; nº 95; escrito por João Varella e Cecilia Arbolave; diagramado por Mariana Lensoni.