Depoimento inédito de Augusto de Campos marca lançamento de Poemóbiles
E mais: a segunda Noite Gráfica, com Gustavo Piqueira; pressão na Meta pela pirataria de livros; podcast da GLAC; 3 livros de Augusto de Campos e um detalhe pop-up de Silvana Beraldo.
Concretização do Poemóbiles
As editoras Lote 42 e Selo Demônio Negro promovem, na semana que vem, o lançamento da nova edição de Poemóbiles, livro de Augusto de Campos e Julio Plaza, publicado originalmente em 1974. A obra tem formato de uma caixa com 12 poemas-objeto que exploram cortes e dobras para criar estruturas tridimensionais em papel cartonado. O evento terá como ponto alto a exibição de um depoimento inédito de Augusto de Campos, gravado especialmente para a ocasião, com reflexões do poeta sobre o processo criativo de Poemóbiles e a parceria com o artista espanhol Julio Plaza. Também haverá uma conversa com o editor do Selo Demônio Negro, Vanderley Mendonça, e o poeta e crítico literário Fred Barbosa, com mediação de João Varella, editor da Lote 42. O lançamento acontece na quinta-feira, 17 de abril, a partir das 19h, na Livraria Gráfica (Barão de Tatuí 509, São Paulo/SP). Algumas livrarias, como a Sentimento do Mundo, já receberam o livro.
A segunda noite
A segunda edição da Noite Gráfica, evento mensal sobre as artes do livro com Gustavo Piqueira na Livraria Gráfica (Barão de Tatuí 509, São Paulo/SP), já tem data e hora para acontecer: será na quinta-feira, 24 de abril, às 19h. Piqueira toma como base seu livro Primeiras Impressões para apresentar e analisar o complexo amálgama de indústria, arte e códigos culturais vigentes que deu origem à criação da imagem do Brasil, destacando o importante papel desempenhado pelos princípios de produção e circulação do livro impresso, então em seus primórdios. A entrada é gratuita. O evento terá transmissão ao vivo no YouTube da Sala Tatuí. A primeira edição da Noite Gráfica pode ser assistida na íntegra aqui. Piqueira é autor de livros como Nove Meses, O, Coleção Gráfica Particular, entre outros.
Brevíssimas
☠️ A Meta, empresa dona do Instagram e WhatsApp, foi denunciada pelo uso de milhões de livros piratas para treinar inteligência artificial por escritores e editores da França. No Reino Unido, autores pedem que o governo puna a empresa de Mark Zuckerberg. A revista The Atlantic criou um buscador para identificar os livros usados sem permissão pela Meta.
👮 A Polícia Federal investiga desvios na compra de livros escolares na cidade de Barra do Corda/MA. A chamada Operação Livramento apura fraudes em licitações, com prejuízo de R$ 3,4 milhões aos cofres públicos
🚫 O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, assinou ordem para retirar 381 livros da biblioteca da Academia Naval. Obras que discutem assuntos como Holocausto, Ku Klux Klan, racismo e feminismo foram vetados. A censura é parte de um esforço amplo do governo Trump para banir conteúdos sobre diversidade, equidade e inclusão (DEI) de órgãos públicos.
📻 Boletim de Ocorrências Especulativas (B.O.E) é um podcast recém lançado pela GLAC edições, apresentado por Lucas Braga e Cadu Tenório. Alternando “Apêndices” e “Boletins” na última segunda de cada mês, o programa relata sons captados de uma fenda sob a sede, na Praça Dom José Gaspar. Ouça no Spotify e YouTube.
♻️ A 55ª edição do Escambo de Livros acontecerá no próximo sábado (12), das 14h às 17h, no Dique do Tororó, embaixo do restaurante ‘A Porteira’, em Salvador/BA. Os livros precisam estar em bom estado para serem aceitos.
Sala Tatuí: fique por dentro
Terapia Literária: encontro de terça-feira (15/4) discute o conto “Fantasmas…”, de Osman Lins, publicado no Instituto Cultural Osman Lins. Leia aqui. Grátis, online. Inscrições aqui.
Oficina prática: “Segredos do pop-up”, com Silvana Beraldo, em 3/5. Presencial, com material incluso no valor. Inscrições neste link.
Curso Tatuí de Publicação: inscrições abertas (na modalidade virtual) para a décima turma, que começa em 14/4.
Clube Tatuí de Leitura: encontro de terça-feira (29/4) discute o livro Açúcar queimado, de Avni Doshi, publicado no Brasil pela Dublinense. Grátis, online. Inscrições aqui.
Ludens: o clube de leitura de games discute o jogo To the Moon no sábado 19/4. Grátis, online. Inscrições aqui.
3 livros de Augusto de Campos



Colidou Escapo
O livro é composto por nove fólios acondicionados em luva. Suas páginas soltas podem ser combinadas e recombinadas de várias maneiras. Assim, os fragmentos vocabulares se encontram e desencontram, formando ora termos conhecidos, ora novas palavras imprevistas. O título vem de uma palavra-valise do Finnegans Wake de James Joyce: “collideorscape”. Em português, junta as palavras “colide” + “ou” + “escapo”, à luz de um vocábulo abrangente “caleidoscópio”. Foi publicado pelo Selo Demônio Negro. Conheça aqui.
VIVAVAIA
Reunião da obra poética de Augusto de Campos entre os anos de 1949 e 1979, com projeto de Julio Plaza. A sexta edição, pela Ateliê Editorial, recupera uma obra que estava antes esgotada e devolve a impressão colorida a alguns poemas, como o clássico “luxo”. Traz encartado o CD Poesia é Risco, com 15 poemas musicados por Cid Campos, filho do autor. Conheça aqui.
Entredados
Um livro para ser ouvido e um disco para ser lido, o livro-cd Entredados reúne leituras de Augusto de Campos, com música de Cid Campos. Revela a sintonia da parceria entre pai e filho, principalmente na criação de estruturas musicais que enfatizam os poemas com ambientações e texturas envolventes. A publicação da Laranja Original traz ainda a rara gravação feita por Décio Pignatari, Haroldo e Augusto de Campos, de Um Lance de Dados, de Mallarmé, na Rádio Cultura em 1977. Conheça aqui.
🎲 Dadinho [dicas culturais aleatórias]
Ian Uviedo escreve na Celeste sobre os livros Membrana, Eu, Ota, Rio de Hiroshima, entre outros
ChatGPTIsEatingtheWorld é um Substack com informações sobre inteligência artificial (em inglês)
Navegue por rádios de todo o globo terrestre com o site Radio Garden (dá para baixar no celular também)
Brandi Carlile e Elton John lançaram o álbum Who Believes In Angels?, com dez faixas inéditas
Relembre Val Kilmer, ator que morreu na semana passada, como Jim Morrison no filme The Doors
Silvia Massimini Felix foi fotografada para a seção Folha de Rosto da revista Quatro cinco um
🗓️ Agenda
13 de abril: Fuzuê Gibicon, São Paulo/SP
22 a 24 de abril: Jornadas Profissionais da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires
24 de abril a 12 de maio: Feira Internacional do Livro de Buenos Aires
26 de abril: Global Book Crawl, várias cidades
26 e 27 de abril: Canastra, Belo Horizonte/MG
⏳ 9 de abril na história
1980: Decreto institui a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário no Brasil.
1970: nasce Alexandre Magno Abrão, o Chorão, músico que liderou a banda Charlie Brown Jr. Assista o clipe de "Confisco" para o game Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2
Um detalhe
Um detalhe do livro Meu diário pop-up, de Silvana Beraldo, artista gráfica e engenheira do papel, com mais de 30 anos de experiência em encadernação contemporânea. No sábado 3/5, ela ministra a oficina presencial Segredos do pop-up, na Sala Tatuí. Depois de apresentar e analisar livros de épocas diferentes, infantis e adultos, ela ensinará a fazer alguns modelos de pop-up em diferentes graus de abertura, desvendando os segredos da técnica, que parte de preceitos simples e acessíveis. Inscrições aqui.
O Boletim Tatuí é a newsletter da Banca Tatuí, livraria de publicações independentes de São Paulo. Conheça a banca virtual em bancatatui.com.br e acompanhe nas redes sociais: facebook | instagram | x | youtube | tiktok
EXPEDIENTE: Boletim Tatuí; quarta-feira, 9 de abril; ano 6; nº 119; escrito por João Varella, Ian Uviedo e Cecilia Arbolave; diagramado por Mariana Lensoni.