Congresso nos EUA debate cenário da publicação latina; Lote 42 participa
E mais: Como foi o Indiebookday 2025; as próximas atividades na Livraria Gráfica; nova loja de artistas na Galeria Metrópole; três livros com referências japonesas e um detalhe da Isadora Ferraz.
Publishing es hermoso
A editora brasileira Lote 42 participará do congresso "From Latin America to the World: Publishing Today" (Da América Latina para o mundo: publicando hoje, em tradução livre), realizado na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. O evento, organizado pela Princeton University Press em parceria com o Grupo de Estudos de Edição Independente (GESEI), reúne editoras independentes, acadêmicas e multinacionais para debater os desafios e oportunidades do mercado editorial latino-americano. Dos dias 7 a 9 de abril, casas editoriais do Brasil, México, Peru, Espanha, Uruguai, Estados Unidos e Argentina estarão reunidas para debater temas como distribuição, marketing, gênero, acessibilidade, independência e política na publicação. A editora e autora da Lote 42 Cecilia Arbolave participará na mesa intitulada "Independência", que também terá a participação de Tynan Kogane (New Directions, EUA), Gustavo "Maca" Wojciechowski (Yaugurú, Uruguai) e Gabriela Halac (Ediciones DocumentA/Escénicas, Argentina).
A zona do Indiebookday
Até o sol ajudou para que o Indiebookday de 2025, comemorado no último sábado (22), fosse marcante. A Livraria Gráfica abriu as portas e exibiu os bastidores da nova edição do Poemóbiles – provas, facas gráficas e uma prévia de um dos esculturais poemas de Augusto de Campos e Julio Plaza. Na calçada, às 16h20, aconteceu a aula gratuita "O livro impresso em tempos dispersos", com João Varella e participação especial de Cecilia Arbolave dando detalhes do processo de produção do Poemóbiles – a artista Isadora Ferraz fez uma ilustração e um relato do evento (veja mais abaixo). A Banca Tatuí distribuiu picolés, cartazes e tatuagens, que esgotaram rapidamente. O Indiebookday marcou o lançamento da Zona Livreira, circuito de cinco livrarias do bairro da Santa Cecília. Confira as postagens com a hashtag #indiebookday no Instagram.
Brevíssimas
🎌 O artista Rodrigo Okuyama oferece o encontro "Japão Impresso: zines, risografia e feiras", na Livraria Gráfica (Barão de Tatuí 509, São Paulo/SP). Okuyama apresentará seu acervo de zines adquiridos em Osaka e Otsu, destacando a risografia e o catálogo da Loja Jam. O evento é gratuito e acontece no sábado 5 de abril, às 11h.
🌒 A estreia da Noite Gráfica, ciclo de conversas sobre as artes do livro com Gustavo Piqueira, lotou a Livraria Gráfica na quinta (20). A gravação da transmissão ao vivo está disponível no YouTube da Sala Tatuí. A próxima Noite Gráfica já tem tema e data: "O nascimento da cultura impressa e a criação da imagem do Brasil", no dia 24 de abril.
🆕 A Galeria Metrópole, no centro de São Paulo/SP, ganhou no sábado (22) mais uma opção cultural, a Difusão Independente de Trabalhadores Artistas – D.I.T.A, iniciativa criada por Flávio Cerqueira e Katia Fiera. O projeto visa promover intercâmbio e difusão de obras de trabalhadores-artistas.
📚 A Livraria Simples promove a Feira do Livro da Rocha, nos dias 2, 3 e 4 de maio, no bairro do Bixiga, em São Paulo/SP. Haverá também festival de futebol infantil, debates, palestras e apresentações musicais.
📻 No episódio 4 do podcast Livros e Infâncias, a jornalista Cristiane Rogério e a pedagoga Ananda Luz recebem a pesquisadora Camila Feltre. A convidada aborda o direito do leitor a obras que exploram a materialidade do livro na narrativa.
🗨️ Quadrinistas do Reino Unido formaram o Comic Book UK, uma associação contra imitações feitas por ferramentas de inteligência artificial. O grupo quer convencer governo e investidores de que as histórias em quadrinhos locais são importantes itens de exportação.
Sala Tatuí: fique por dentro
Terapia Literária: encontro de terça-feira (1/4) discute o conto “Os olhos mais verdes”, de Liliana Colanzi, presente no livro Vocês brilham no escuro, publicado pela Mundaréu. Leia aqui. Grátis, online. Inscrições aqui.
Curso Tatuí de Publicação: inscrições abertas (na modalidade presencial ou virtual) para a décima turma, que começa em 14/4.
Aula gratuita: “Entre o narrar e o não-narrar: livros que brincam, livros que informam”, com Peter O Sagae, em 10/4. Inscrições neste link.
Ludens: o clube de leitura de games discute o jogo To the Moon no sábado 19/4. Grátis, online. Inscrições aqui.
🏯 3 obras com referências japonesas



Tears of dreams
A publicação propõe um mergulho onírico nas ilustrações do artista japonês Keiichi Tanaami. Ele se apropria da Pop art norte-americana com um estilo único e uma reinterpretação também psicodélica de signos famosos da mídia. Sua arte também é influenciada pela infância, período em que sentiu as agruras da 2ª Guerra Mundial. Esta é uma coedição das editoras suíças Nieves e Innen. Conheça aqui.
Japan/Taiwan
A artista britânica Grace Helmer ilustra nessa obra detalhes de sua viagem ao Japão e ao Taiwan em 2017. São pinturas a óleo, tanto tiradas de cadernos criados durante a viagem, como da memória e fotografias da época. As paisagens dos dois países se misturam com delicadeza entre cidade, natureza, pessoas e animais. A edição é independente. Conheça aqui.
Ketsuban!
Na quarta capa já vem o aviso em espanhol: “Ketsuban! es un manga y, como tal, se lee de derecha a izquierda”. Assim, a obra de Valentin de las Casas, não deixa nenhum leitor passar desavisado. Ketsuban em japonês significa algo como um número que falta, um número perdido. Aqui é usado como analogia para os mistérios a serem resolvidos pelos detetives de “La Neo-city porteña”. A edição é do Estudio Mafia, da Argentina. Conheça aqui.
🎲 Dadinho [dicas culturais aleatórias]
A FLIMA está com chamada aberta para participar da feira de livros do festival, de 15 a 18 de maio
O Canal Arte1 exibe a série documental Sem Palavras: A Arte de Ilustrar sobre artistas brasileiros
Mais documentário: estreia nesta quarta (26), às 19h no Sesc 24 de Maio a série ConCretos!
A Laje (João Ramalho 1494, São Paulo/SP) recebe as bandas Schlop e Não é Febre no dia 5 de abril, às 19h
Arnaldo Antunes lança Novo Mundo, com participações de David Byrne, Vandal, Ana Frango Elétrico e Marisa Monte
A Strapazin, revista suíça de quadrinhos underground, está com chamada aberta para a próxima edição
🗓️ Agenda
24 a 27 de março: Festa do Livro UFMG 2025, Belo Horizonte/MG
13 de abril: Fuzuê Gibicon, São Paulo/SP
26 de abril: Global Book Crawl, várias cidades
26 e 27 de abril: Canastra, Belo Horizonte/MG
26 e 27 de abril: Flopei, Rio de Janeiro/RJ
🗞️ 26 de março na história
1923: A Rádio BBC começa a transmissão regular de previsões meteorológicas no Reino Unido.
1827: Morre em Viena, na Áustria, o compositor alemão Ludwig van Beethoven, um dos maiores nomes da música erudita de todos os tempos.
1772: Fundada a cidade de Porto Alegre. Haverá atividades festivas nesta quarta-feira (26) no Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10)
Um detalhe
Um detalhe do desenho que Isadora Ferraz fez da aula “O livro impresso em tempos dispersos”, ministrada na calçada da rua Barão de Tatuí, 509, por João Varella durante a inauguração oficial da Livraria Gráfica, no sábado 22 de março. Veja o desenho completo no blog HQs . Textos . Coisas.
O Boletim Tatuí é a newsletter da Banca Tatuí, livraria de publicações independentes de São Paulo. Conheça a banca virtual em bancatatui.com.br e acompanhe nas redes sociais: facebook | instagram | x | youtube | tiktok
EXPEDIENTE: Boletim Tatuí; quarta-feira, 26 de março; ano 6; nº 117; escrito por João Varella, Guilherme Ladenthin e Cecilia Arbolave; diagramado por Mariana Lensoni.